Receba conteúdo exclusivo
sobre Transformação Digital
COMPARTILHE
  • Guia Maturidade Digital das marcas do RS, compartilhar no facebook.
  • Guia Maturidade Digital das marcas do RS, compartilhar no facebook.
  • Compartilhar por e-mail
Guia Maturidade Digital das marcas do RS
12/09/2017

Posicionamento digital de marcas gaúchas é tema de estudo inédito

Com base na análise de comportamento e ferramentas de inteligência digital, pesquisa aponta oportunidades para aprimorar comunicação das empresas com seus clientes.

O advento da internet mudou por completo a era dos relacionamentos e a forma como o consumidor interage com suas marcas preferidas. Muitas empresas e organizações continuam, no entanto, seguindo estratégicas do século passado para influenciar seus públicos. Para compreender e mapear este cenário de mudança, o consultor Paulo Kendzerski, presidente da WBI On Life, agência de comunicação certificada pelo Google, desenvolveu um estudo sobre a maturidade digital das marcas gaúchas por meio do recém-criado Instituto da Transformação Digital.

Com o objetivo de auxiliar empresários a obter conhecimentos para a correta adequação às mudanças desse novo cenário, a pesquisa aborda a utilização das ferramentas de inteligência como estratégia para alavancar os negócios. Leva em conta dados sobre número de lojas, tempo de mercado, ranking de faturamento no segmento, relevância na região ou no mercado de cem das maiores marcas do Estado.

Avaliação de critérios como governança corporativa, inteligência digital, canal de negócios e interação com o cliente permite concluir que, embora as marcas estejam presentes no ambiente digital, elas ainda pensam e atuam de forma analógica. Segundo Kendzerski, é comum o empresário confundir a expressão “transformação digital” com algo relacionado ao site, as redes sociais e não como uma mudança nos processos de negócios.

Compartilhar conhecimento é, segundo ele, a melhor maneira das empresas evoluírem e atingirem a maturidade digital necessária para enfrentar novos tempos. “Esse sim é um fator determinante do futuro das corporações, pois ferramentas se adquire, Inteligência não”, afirma o empresário.

Além do uso das ferramentas, a interação eficiente com o consumidor e a escolha do melhor canal de comunicação são pontos em que as marcas gaúchas precisam melhorar. As categorias analisadas foram definidas pela abrangência de atuação no mercado B2C (sigla que define a transação comercial entre empresa e consumidor final).

A WBI On Life é reconhecida por ser a agência expert em obter os melhores resultados para seus clientes no ambiente digital. Pioneira no universo do marketing digital e e-business no Brasil, há dezessete anos cria soluções inovadoras e criativas com base nas novas tecnologias, integrando soluções ON+OFF Line, para conectar o mundo físico e virtual das marcas.

Baixe o estudo completo:
www.transformadordigital.com.br/estudo

 

trans
forma
ções